CURSO ONLINE


Os 12 Arquétipos e a
Jornada do Herói como aplicação terapêutica

Conheça o poder de transformação dos 12 arquétipos e o caminho para aplicação de forma lúdica e instigante


A partir da análise dos símbolos e mitos presentes em diferentes culturas, estudiosos identificaram os 12 arquétipos da personalidade. Estes são espécies de moldes ou padrões de comportamento, que definem formas específicas de ser. São também símbolos e imagens culturais que estão registrados no inconsciente coletivo. Os arquétipos se apresentam como uma tendência inata para gerar imagens com intensa carga emocional que expressam a primazia relacional da vida humana. Uma espécie de impressão digital de toda a humanidade que permanece submersa no inconsciente de todos. Estas, acabam definindo as características particulares de cada um de nós.


Arquétipo é um conceito desenvolvido em 1919 pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Segundo ele, são “conjuntos de imagens primordiais originadas de uma repetição progressiva de uma mesma experiência durante muitas gerações, armazenadas no inconsciente coletivo”. Ou seja, são figuras que cada indivíduo tem no imaginário desde criança, independentemente de onde foi criado, do país que vive e das religiões e crenças que adota. Em um artigo intitulado “Os 12 arquétipos comuns” (2016), Carl Golden, psicoterapeuta norte-americano, apresenta 12 tipos de arquétipos da personalidade humana, tentando agrupá-los por afinidade. A partir deste texto, a escritora inglesa, Kirstie Pursey, em outro artigo sobre o mesmo assunto, “Quais são os 12 arquétipos e qual deles domina a sua personalidade” (2016), avançou no tema e simplificou o primeiro artigo, com relação aos objetivos de cada arquétipo, às suas principais forças e fraquezas e do que cada um deles tem medo.
 
Este curso tem como base os estudos realizados pela pesquisadora americana Carol S. Pearson, apresentados no livro “O Despertar do Heroi Interior – A Presença dos 12 arquétipos nos Processos de Autodescoberta e de Transformação do Mundo”. Carol Pearson é Ph.D., autora e educadora. Ela desenvolve novas teorias e modelos com uma inclinação prática aplicada, com base no trabalho do psiquiatra CG Jung , psicanalista James Hillman , mitólogo Joseph Campbell , e outros psicólogos de profundidade.

MÉTODO CONSOLIDADO

Investimento R$ 108,00


Assista uma parte da aula sobre o Arquétipo do Caridoso

Sobre o Professor

Nickson Gabriel é Diretor do Instituto O Jogo da Vida, Terapeuta especialista em jogos de autoconhecimento e Criador da metodologia “O Jogo da Vida”. Constelador, Teatroterapeuta e Storieteller, com experiência em gestão e implantação de projetos educacionais na rede pública e privada. Atua fazendo pontes entre a psicologia profunda, jogos e espiritualidade prática. Atualmente capacita psicólogos e terapeutas de diversas partes do Brasil e exterior para atuarem com Jogos no processo terapêutico.

× WhatsApp