METODOLOGIA


O JOGO DA VIDA é uma metodologia de autoconhecimento e desenvolvimento humano, que tem como objetivo auxiliar o indivíduo a se localizar em seu processo de busca e transformação pessoal de forma dinâmica e instigante, ou seja, rolando os dados. Através da jornada, o jogador é convidado a elaborar e ampliar a percepção sobre seu principal desafio de vida no momento atual. Assim, dentro do campo sistêmico do Jogo, revela-se os aspectos do inconsciente que engendram o desafio vivido pelo jogador.

A proposta é realizada através do jogo milenar védico Maha Lilah, a Jornada do Herói (Joseph Campbell) e a aplicação dos 12 arquétipos.  A base de estudos que conduz o processo é inspirada no método de autoconhecimento Pathwork


“É uma ferramenta sistêmica. Isso significa que, além do mapeamento do desafio ou ponto de trabalho definido, do conteúdo referente à cada casa e da tomada de consciência dos aspectos a serem transformados através de insights, o trabalho também acontece num nível mais sutil.

Após definir o desafio e sortear o arquétipo norteador principal, rolam os dados e o Jogo começa. Então ocorre uma mobilização interna de energia que cria um Campo sistêmico e o inconsciente começa a se revelar com suas tramas. Esse Campo que é criado entre o jogador, o facilitador e o próprio Jogo possibilita uma comunicação que vai além da linguagem verbal. As sincronicidades começam a atuar e o Jogo começa a indicar os caminhos para a superação do desafio.“
 
Trata-se  de uma metodologia consolidada por mais de 200 terapeutas e que já pode auxiliar milhares de pessoas no Brasil e no exterior.

PRINCIPAIS FERRAMENTAS DA METODOLOGIA

Maha Lilah: Um jogo védico indiano desenvolvido pelos rishis (sábios indianos) há mais de 2000 anos. O tabuleiro do Maha Lilah, possui 72 casas e é a base que utilizamos para mapear a jornada do buscador. Cada casa representa um quadrante da consciência. Ao parar em uma determinada casa, a energia do Campo se move para ela. O silêncio, a entrega e a confiança no Jogo como uma manifestação da vida, permite que a energia circule livremente nas diversas casas e níveis do tabuleiro, iluminando aspectos sombrios da personalidade.

Timeline Heading 2

A Jornada do Herói de Joseph Campbell: Assim como Jung, Joseph Campbell observou um padrão comum em todas as histórias, contos e mitos de diversos povos. Conhecido também como Monomito, ele observou esse padrão dividindo em 12 etapas. Trata-se de todas as etapas envolvidas no processo de sair de um estágio de consciência para um estágio de consciência superior.

Timeline Heading 3

12 Arquétipos: A partir da análise dos símbolos e mitos presentes em diferentes culturas, estudiosos identificaram os 12 arquétipos da personalidade. Estes são espécies de moldes ou padrões de comportamento, que definem formas específicas de ser. São também símbolos e imagens culturais que estão registrados no inconsciente coletivo. Os arquétipos se apresentam como uma tendência inata para gerar imagens com intensa carga emocional que expressam a primazia relacional da vida humana. Uma espécie de impressão digital de toda a humanidade que permanece submersa no inconsciente de todos. Estas, acabam definindo as características particulares de cada um de nós.

× WhatsApp